A segurança da carga transportada é um dos assuntos em destaque da Feira Internacional de Logística, Transporte e Comércio Exterior – LOGISTIQUE, programada para o período de 23 a 26 de outubro, no Parque de Exposições Tancredo de Almeida Neves, em Chapecó. Segundo o coordenador geral da feira Leonardo Rinaldi a alta incidência de acidentes e da criminalidade tornou o seguro de transporte de cargas fundamental para a manutenção e crescimento das empresas. “Este panorama nos motiva a discutir a segurança do transporte e a apresentar soluções ao visitante”.
Criado para cobrir danos e prejuízos causados à carga transportada por vias aérea, terrestre (rodoviária e ferroviária) e sobre a água (lagoas, mar e rios), o seguro de transportes abrange basicamente duas categorias: a de transportes contratada pelo vendedor ou pelo comprador da carga (embarcador) e a de responsabilidade civil, contratada pelo transportador. As duas dispõem de seguros para território nacional e internacional e a de transportadores difere-se de acordo com os modais de transporte.
O gerente comercial da Fracel Corretora de Seguros, João Carlos Fontana, explica que em caso de ocorrência de um sinistro, prestadores da Seguradora espalhados por todo o país se deslocam ao local para as primeiras providências, visando minimizar prejuízos. As medidas incluem um transbordo da carga sinistrada, contratação de vigilância armada, entre outras. “O próximo passo é avaliar as mercadorias preservadas em conjunto com o cliente e indenizar as que não puderem ser aproveitadas ou que tiverem danos”.
O principal benefício, segundo Fontana, é atender as exigências legais, cumprindo o disposto no decreto lei 73/1966, que determina a obrigatoriedade do seguro por parte dos transportadores. “O aumento dos acidentes e da criminalidade nos últimos 20 anos tornou o seguro de transporte de cargas indispensável para que as empresas continuem operando e mantendo suas taxas de rentabilidade”, destaca.
Fontana realça a importância do seguro ao lembrar que cerca de 74% das estradas federais apresentam algum problema de pavimentação, sinalização ou de geometria, tornando o transporte ainda mais vulnerável a acidentes. O risco de roubo é uma ameaça clara para o setor. Além disso, existe também o risco de acidentes, envolvendo o meio de transporte que, na maioria dos casos, danifica ou até mesmo destrói a carga. “Portanto, empresas de transporte de carga nacional e internacional e proprietários de bens e mercadorias não dispensam a contratação desse seguro para evitar prejuízos, durante a cadeia de distribuição de produtos”.
A Fracel Corretora de Seguros participará da Logistique 2012 para apresentar seus diferenciais como empresa constantemente atualizada que oferece soluções em seguros nos mais diversos ramos. “Obtivemos bons resultados em 2008, quando participamos da primeira edição da Logistique, o que nos motiva a participar novamente. Pretendemos mostrar ao consumidor as possibilidades do mercado de seguros, benefícios, novidades e as possibilidades ao setor de transporte, um dos focos da Fracel”, ressalta Fontana.
Com 22 anos de atuação no ramo de corretagem e assessoria de Seguros, a Fracel opera em todos os segmentos, visando proteger na integridade os clientes dos riscos e das perdas financeiras relacionadas diretamente com as suas atividades. “Contamos com profissionais experientes, com amplo domínio da legislação e normas técnicas que regulam a atividade de seguros no país”.
A empresa possui certificações internacionais nas áreas de gerenciamento de riscos e de seguro de bens e responsabilidade civil pelo American Institute for Chartered Property Casualty Underwriters (AICPCU) e Insurance Institute of America (IIA). Além da matriz em Chapecó (SC), a Fracel tem escritórios em Itajaí (SC), Cristalina (GO), Coronel Freitas (SC), Videira (SC), Cordilheira Alta (SC) e São Domingos (SC). (Com Informações da Assessoria de Imprensa)
Postado por: NewsComex - Comércio Exterior e Logística